Publicado por Boselli / cronicas/poesias/reflexões em Quarta-feira, 24 de abril de 2019
Textos


 SÃO SEBASTIÃO  ( O QUARTO )

Sou adepta de São Sebastião.Sempre rezei para São Sebastião,sempre participei das quermesses em homenagem ao Santo. Cresci na cidade de Taquaritinga,dentro da Igreja Matriz construída para São Sebastião.Minha iniciação religiosa deu-se dentro desse templo ( catecismo,primeira comunhão etc…)
Não existe outro altar mais solidamente fixado na minha mente e no meu subconsciente,do que esse da Igreja Matriz de São Sebastião.
Outro dia eu orava no meu quarto,quando subitamente me veio á mente,a imagem do interior da Igreja Matriz. Sentada ao lado da minha cama, visualizei espiritualmente, a imagem do Santo e das belíssimas pinturas que retratam seu martírio nas paredes laterais das naves,no interior da Igreja. De repente as coisas se misturaram de tal maneira que fiquei confusa.
Eu sentia meu quarto mesclado com todos os ambientes no interior do santuário : bancos de oração,genuflexórios,altar etc…Minha cama estava rodeada pelas imagens dos Santos que margeiam o corredor central. Cheguei a enxergar com nitidez, o altar com São Sebastião e Cristo na Cruz. A sensação de estar no quarto e na Igreja ao mesmo tempo era tão forte,que podia sentir o silencio do santuário e o cheiro típico de incenso que prevalece em seu interior.
A experiência me assustou de tal maneira que tratei de apressar a oração. Na minha cabeça pensei que - terminando rapidamente a oração - as coisas voltariam ao normal e minha visão desapareceria. Final de contas,eu estava ao lado da minha cama no quarto,ou estava dentro da Igreja em Taquaritinga ?
Essa vivencia de deslocamento espacial deixou-me temporariamente“fora do ar".
São Sebastião que me perdoe,mas prefiro que as coisas continuem como estão. Eu aqui em Sampa no meu quarto,e o Santo lá em Taquaritinga no seu altar. Cada um no seu quadrado.


                                                                                      Maat / 2015
Maria da Penha Boselli
Enviado por Maria da Penha Boselli em 15/12/2015
Alterado em 16/12/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários