Textos


METAMORFOSE BRASILEIRA

O POVO SE VIRA NOS TRINTA



Brasileiro faz de tudo um pouco. Se vira como pode e trabalha no que aparece. 
Sempre digo que o brasileiro é flexível,criativo e bom no rebolado. Não é só samba e futebol não !
Apesar da crise danada o povo consegue ir á luta, e buscar um jeito de ganhar o pão.Apesar dos políticos e governantes ( únicos culpados de tudo que dá errado nesse pais ) o brasileiro dá um jeito de se virar nos trinta. Mesmo em meio a bagunça generalizada plantada nesse pais pelos engravatados ( não importa o partido,a ideologia ) o povo consegue continuar caminhando ( sem dinheiro na mala,na valise,no bolso,na meia ou na cueca ) Que vergonha !

O povo sofrido,com escolas ruins e péssimo atendimento médico, aprendeu a conviver com o desamparo e a se virar sózinho. Não conta com o apoio do governo e autoridades,mas com Deus. Apesar da fé ( somos um dos povos mais espiritualizados do mundo ) mesmo assim o brasileiro se espanta com tanta roubalheira : milhões em dinheiro pra cá,bilhões pra lá,malas,sacos e pacotes de dinheiro passando de mão em mão e cinismo ilimitado nas explicações dos envolvidos. É surreal. Seria trágico se não fosse comico ; tipo cenas bizarras dos meliantes tentando enfiar maços de cédulas em algum lugar,deixando cair pelo chão,cegos pela cobiça e fazendo comentários absurdos.  Hilário.
Como aceitar passivamente tanta falta de caráter ? Tanta roubalheira ? Tantas negociações obscuras com emendas,leis,medidas provisórias,decretos,para beneficiar grupos de brasileiros considerados "especiais " ?

O povo cansou de sair ás ruas,gritar,berrar,bater panela e espernear. Pouco adiantou. Mesmo dentro da cadeia ou perante a ameaça da Lava Jato,varios " engravatados " continuaram com desvio comportamental. É uma aberração. Nem Sigmund Freud explica isso.

O povo segue em frente : trabalhando…pagando impostos…se virando nos trinta…ou fazendo a fezinha para não perder a esperança ; ganhar bastante dinheiro sem roubar ( loto fácil,mega sena,federal,raspadinha,bicho,quina,nota paulista,e sei lá mais o que )

O brasileiro é especialista em viver com pouca grana e muita esperança. Está tarimbado,calejado,decepcionado e revoltado com tudo que vem acontecendo nesse pais. Mas continua manso,numa esperança inexplicável,de que um dia as coisas vão melhorar. Acreditando que forças poderosas  vão atuar sobre esses seres estranhos ( the mans in black) provocando-lhes uma  metamorfose Franz Kafkiana ao inverso. Ou seja : de que as baratas,ops…digo,os ratos,um dia se tornarão humanos.




     Maria da Penha Boselli* / 2017
Maria da Penha Boselli
Enviado por Maria da Penha Boselli em 05/09/2017
Alterado em 13/09/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários