Publicado por Boselli / cronicas/poesias/reflexões em Quarta-feira, 24 de abril de 2019
Textos


       EX BOX DESLIGA !

Jussara entrou em panico. Chegou na cozinha de sopetão com o olho arregalado,pedindo ajuda.

- O aparelho ligou e tá soltando luz no telão e na parede. Foi sem querer. Fui tirar o pó dos objetos ( entenda-se controles ) e um deles ligou.Não sei qual.
Detalhe: meu genro tem de sete a oito controles meticulosamente enfileirados no balcão,por ordem de prioridade, para usar na sala com o telão ( ex box ).Controles considerados mais valiosos que as piramides do Egito,mais intocáveis que a múmia do faraó Ramsés. Respirei fundo e aflita. Quantas e quantas vezes ouvi minha filha falando para a empregada que não mexesse nos controles do telão,nem nas caixas de som e nem nos fios. Para não limpar,não tirar o pó e nem chegar perto.Quantas vezes vi meu genro surtando devido a fios soltos e caixas de som mal colocadas e fora do lugar.
Pedi um pouquinho de paciência para Jussara,para terminar o almoço no fogão.Ela voltou para a sala,e quando eu finalmente pude sair da cozinha,deparei-me com a empregada ( em pé de frente ao telão ) ordenando aos berros para o projetor do teto 

- Desliga ! Desliga ! Desliga !
 
Tive que me segurar para não cair na gargalhada. A criatura,na sua simplicidade,imitava meu neto quando dá comando de voz ao ex box,e gritava desesperada para o projetor desligar.

Aflita ( porque eu também não entendo nada ) chamei meu netinho de nove anos de idade para ajudar a descobrir ( no meio de um monte de controles )qual deles comandava o projetor,que nessas alturas,mandava luzes e cenas de um jornal da globo pela parede inteira da sala,transformando o ambiente em saguão de exposição midiática. Imagens gigantes e coloridas pela parede me fizeram lembrar da novela dancing days. Meu netinho também não sabia ( o pai não deixa mexer )mas esperto como toda criança dessa nova era,propôs que fossemos por exclusão.

- Vovó…esse é da tv. Esse é do telão.Esse é do som.Esse é de games.
 Menino esperto ! sobraram três. Um deles seria o causador do drama domestico.
Jussara apavorada e ciente da desobediência cometida,jazia parada em pé,no meio da sala,invocando Deus.
Num flash relâmpago de iluminação,resolvi fotografar os três controles e mandar para minha filha pelo whats up.Com certeza ela identificaria o obsessor correto.

- Lamento Jussara,mas minha filha vai ter que saber.Nos não vamos conseguir resolver entre a gente aqui.

Assim que minha filha viu as mensagens,ligou no meu celular espumando.Ficou nervosa mas depois acalmou.Encheu-se de compaixão, quando descrevi a ela o estado emocional da empregada.
Menos mal. O whats up trouxe solução para a tragicômica comédia familiar e eu desci para levar meu neto até a perua escolar.

Depois desse episódio ( Jussara, traumatizada )só transita pela sala de costas para o telão e todos seus apetrechos.Tirar o pó dos controles ? Nunca mais !


                                
    Maat / 2015
Maria da Penha Boselli
Enviado por Maria da Penha Boselli em 05/12/2015
Alterado em 05/12/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários