Publicado por Boselli / cronicas/poesias/reflexões em Quarta-feira, 24 de abril de 2019
Textos


FAXINANDO O TEMPO

Tres dias é pouco. Nunca vi tanta tranqueira,tanta foto antiga amontoadas dentro de um só armário.Olhei foto por foto ( mais de quinhentas ) a maior parte com o significado perdido no tempo e no espaço.Separei o joio do trigo,olhei carinhosamente para aquelas que me tocaram o coração. Rasguei e piquei muitas outras que ( para mim ) não tinham significado nenhum. Como não tenho mais meus pais ( nem os de sua geração ) para explicar tais fotos,me desfiz de todas elas. Enchi sacos e sacos plásticos,com papéis,fitinhas,lacinhos,carimbos desatualizados e santinhos de parentes falecidos que nunca conheci. Descartei muitas fotos amareladas de gente que nunca vi e não sei quem é. Realmente…não adianta querermos ultrapassar mais de duas gerações. Não fomos feitos para isso.Nosso prazo de validade tem data fixa.
Algumas fotos,guardei por motivos históricos ( como a concentração Integralista em Sampa ) Pelas histórias que lembro criança,alguns tios da família,quando jovens participaram do partido. Guardei o convite assinado de próprio punho de Plinio Salgado, para meu pai e tios,no lançamento de um livro. Guardei também algumas cartas e trabalhos dos meus pais no tempo de ginasio ( registro histórico de como eram boas as escolas antigamente ) Já outras fotos e papeis,mais distante do meu tempo, foram para o lixo mesmo.
Ainda ficou faltando uma parte do armário,mas como estou indo embora amanhã para Sampa,fico com a missão parcialmente cumprida. Paciência… Se o criador permitir,termino de faxinar o armário e analisar as restantes fotos antigas, na minha próxima encadernação.
Fui !
                                     
           Maat /2012
Maria da Penha Boselli
Enviado por Maria da Penha Boselli em 02/01/2016
Alterado em 02/01/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários