A FÚRIA DOS FURACÕES
...sem medida...
Os furacões chegaram. Vieram do céu com força descomunal e destruindo tudo : casas,portos,aeroportos,condominios,áreas vips,areas pobres,praias e cidades enfim. Ultimamente os furacões tem se manifestado com mais frequência e mais força,em varias partes do mundo,causando desespero,medo e fragilidade no ser humano. O Brasil também tem furacão,mas de outra modalidade.Os furacões que assolam o Brasil não tem origem em lugares misteriosos do céu,mas em lugares misteriosos aqui da terra mesmo ( mais precisamente em Brasília ) São furacões forjados,construidos,elaborados e constituidos por forças mentais humanas ( poderosas e mal intencionadas ) mas nem por isso com menor poder de destruição. O que ocorre é que seus efeitos devastadores trazem para o povo brasileiro,perplexidade moral,espanto frente ao inesperado,trauma emocional e de valores,decepção com a conduta do ser humano,rompimento e descrença com ideais politicos,revolta e inconformismo pelo rombo financeiro,pelo roubo descarado e pela traição daqueles que deveriam cuidar do pais.
Nosso furacão,tipicamente brasileiro,passa girando numa velocidade incrível,num redomoinho devastador que vai sugando todo dinheiro que possa estar no caminho. Esse furacão também destrói,mata e causa injúria no pais inteiro : educação,saúde,pesquisas científicas,transporte,alimentação,agricultura,recursos naturais,etc...
Não ! A culpa não é dos velhinhos e aposentados ! Nem tampouco do funcionário público ou do atleta que necessita verbas para treinar. Também não é culpa do professor,do marginal na favela ou do arrombador de cofres e cargas de caminhão. A culpa é de quem dirige esse pais lá de cima do olho do furacão,manipulando cargos,acordos,pactos,empresas e dinheiro.Muito dinheiro. São eles os personagens desse teatro negro,cabalístico e paralisante : the mans in black . E não importa se eles tem a língua presa ou solta,pescoço duro ou mole. O que importa é que usam gravata,roubam o pais e todos tem rabo preso ( a alma também ) Esse é o furacão que está passando pelo Brasil e que parece não acabar nunca (ao contrário dos outros furacões no mundo que passam,destroem mas vão embora ) Nosso furacão não : fica...fica...fica...suga...suga...suga e não sái do lugar. Permanece girando sobre o próprio eixo e se fortalece engolindo toneladas de dinheiro de maneira voraz,irresponsável e perniciosa.
Maria da Penha Boselli* / 2017