ALMOÇANDO PASTEL
Voltava do laboratório Delboni,quando passei na rotatória da feira e avistei as barraquinhas de pastel. Pelo adiantado da hora ( 13:30 ) pensei...por que não ?
O cheiro do pastel adentrou o carro e provocou meu paladar. Minha indecisão virou certeza,quando avistei uma vaga para estacionar,embaixo de uma árvore frondosa e farta em sombra,bem alí,ao lado das barracas de pasteis.
Parei o carro e me dirigi feliz e saltitante até a barraca do Seu Hiro ( era a barraca mais cheia de gente e a mais alegre ) Ainda por cima ,o fregues tinha direito a um copo de garapa geladinha,produzida na hora ( com abacaxi ou limão ).
Almocei pastel de carne com garapa,sentada na mesinha com um monte de gente que nunca vi,mas que tinham o mesmo gosto culinário que eu.
Ganhei meu dia. Voltei pra casa com a sensação de ter quebrado a rotina de um almoço careta ( regado a legumes,verduras,fibras e grãos ) de uma maneira simples e gostosa. Eu estava feliz,meu estomago estava feliz e na pia não tinha nenhuma panela para lavar. Maravilha !
Maat / 2015
Fiquei surpresa quando escutei a voz de uma velha amiga,ao atender o celular.Ela estava em Sampa visitando a filha e queria me ver. Topei imediatamente e prometi um cafezinho caprichado na mesa da sala.
Nunca recebi amigas de Taquaritinga em meu apartamento de Sampa.Nenhuma delas.
Joguei o celular na bolsa e peguei a chave do carro,para tomar as providencias necessárias que garantissem um lanchinho simples mas caprichado.
Durante o café,conversamos muito,batemos fotos e postamos para outras amigas do grupo no Whats App. Depois fomos dar uma volta no bairro e passamos em algumas lojas de roupas,em busca de novidades com preço bom.A tarde fluiu rápido e de maneira muito agradável.
Momentos bons e inesperados como esse são raros na vida da gente.
Embora distante de todas as minhas amigas ,vou dormir com a sensação prazerosa de que, pessoas queridas e situações boas do passado,quando se repetem,são muito bem vindas e gratificantes.
Maat/2015
Sinto que minha vida vai mudar.Mas não porque eu esteja fazendo algum movimento consciente e voluntário,para que isso aconteça. Não !
As mudanças acontecerão na minha vida, porque as pessoas que vivem comigo e ao redor de mim,estão mudando em atitudes e comportamento. Consequentemente,acarretam mudanças no meu dia e na minha rotina.
Mas fico feliz que seja assim,porque as mudanças na vida das pessoas que estão comigo,são benéficas e auspiciosas. Portanto,se elas estão felizes...eu também estou.
São mudanças bem vindas.
Sou uma pessoa passiva e benevolente,portanto,nada faço para mudar.Nenhum esforço.Mas aceito toda mudança na minha vida,consequente da mudança estabelecida na vida dos filhos queridos.
Maat / 2015
Oito horas da noite e o meu prédio está no escuro. Uma boa parte do quarteirão,aqui perto do hospital São Paulo também. Hoje é o primeiro dia do ano de 2016 e muito provavelmente vou ter que tomar banho de canequinha. As informações são desencontradas. A energia pode voltar em menos de quatro horas...ou não. Oi ..?
Fui me virando do jeito que deu. Roubei todas as velas dos santos e levei pra cozinha. Tomei meu prato de canja a luz de vela e lavei toda a louça suja da pia,sob a luz amarelenga e oscilante de quatro velas brancas,estratégicamente distribuidas pelo ambiente.
Criatividade é o que não me falta.
Lembrei do sitio dos tios em Itagaçaba. Fazíamos tudo sob a luz de lamparinas de querosene.Eu escovava o dente,usava o piniquinho,tomava leite quente,punha pijama,ia na cozinha beber água da moringa,tudo só com a luz da pequena lamparina de querosene,que ia comigo pra lá e pra cá,de um cômodo a outro da casa.
Quatro horas sem energia elétrica,pra mim é relax.
Minha filha xilicou. Pegou o carro e se mandou pra casa de uma amiga para tomar banho, usar internet e assistir TV.
Pois é...
Maat / 2015
( Gratidão )
Quando meus filhos eram pequenos,eu fazia maçãs cozidas com groselha. Em festas importantes ou de fim de ano ( geralmente em reuniões de família ) sempre tinha uma travessa de maçãs com groselha sobre a mesa.
O tempo passou,as crianças cresceram e viraram adultos. Mudaram-se os gostos e paladares. Regimes,dietas,alimentos orgânicos,verduras...Meu cardápio de tilapias e lambaris fritos,frango com polenta,rabada com mandioca,ficou em algum lugar do passado.E as maçãs vermelhas com groselha também.
Mas agora vieram os netinhos,e o ciclo recomeça. Minha filha pediu que eu levasse um tender, acompanhado de maçãs cozidas com groselha nesse Natal.
Nem lembrava mais...Porém, quando cheguei perto do fogão com o litro de groselha nas mãos,mais as maçãs,meu Master Chef interior despertou com força total.Foi tão automático que me surpreendi. A receita estava registrada na memória das minhas células.
Sinto-me gratificada, pela benção e oportunidade de estar retomando com meus netos,coisas boas vividas no passado.
Como é bom apreciar de novo,minhas maçãs com groselha.
bosellipenha@gmail.com
contato@penhacronicasboselli.com